O Conselho Municipal de Defesa Social realizou, na última sexta-feira (21/7), uma visita técnica ao Complexo Penitenciário da Nelson Hungria, na região Vargem das Flores. Essa foi uma sugestão que surgiu à mesa da pasta com o intuito de conhecer as faces sociais das pessoas que estão cumprindo penas dentro dos 12 pavilhões.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, destacou que as interfaces do conselho visam participar e analisar de maneira ampla ações também sociais de ressocialização. “O Conselho de Defesa Social debate temas amplos com foco na prevenção e na segurança municipal. Visitas como esta nos possibilitam entender como funciona o sistema, a ressocialização e, inclusive, ampliar o debate para os projetos de prevenção à criminalidade”, explicou.
Na visão do pastor e presidente do conselho, Divino Antônio dos Santos, os projetos sociais humanizam e trazem melhor bem-estar para aqueles que estão privados da liberdade. “Os dados mostram que muitos jovens estão morando dentro dessas muralhas e cabe a nós, como conselho, nos atentarmos a esses projetos de ressocialização que podem transformar a vida das pessoas privadas da liberdade”, enfatizou.
As reuniões do Conselho sempre acontecem uma vez por mês e visam debater as principais demandas e ações relativas à manutenção da segurança da cidade, que está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds). “A ideia é ouvir e fazer os encaminhamentos necessários para fazer um trabalho voltado para a população”, finalizou França.